Gimbal Overload: saiba como resolver o problema - GoDrones

Gimbal Overload: saiba como resolver o problema

2 de fevereiro de 2021
Problemas no gimbal do drone
Gimbal Mavic Pro (foto: DavidCardinez)

Sem dúvidas uma das partes mais importantes de um drone é o gimbal, é por causa dele que é possível fazer imagens estabilizadas, hoje a maioria dos drones trazem um estabilizador de imagem de 3 eixos, se por um lado o gimbal é importante, ele também é o causador da maioria das dores de cabeça quando o assunto é erro. Certamente você já deve ter visto a mensagem “gimbal overload”, se não viu, é provável que ainda verá, vamos descobrir os principais motivos que gera esse problema no gimbal.

Muitas pessoas não sabem como resolver esse problema no gimbal e nem porquê essa imagem aparece, e muitas vezes essa mensagem aparece na hora do voo. Algumas vezes o problema aparece depois da aeronave se envolver em algum acidente, ou quando o drone é transportado de maneira inadequada, ou seja, sem a proteção do gimbal. Por ser uma peça muito frágil é comum danificá-lo com facilidade, a maioria dos acidentes envolvendo drone termina com o gimbal quebrado ou com problemas de estabilização.

Importante: Ao receber o aviso de vibração anormal do gimbal, você precisa pousar sua aeronave imediatamente e verificar se algo está quebrado

Mas o que significa a mensagem “Gimbal Overload”?

Quando essa mensagem aparece isso significa uma sobrecarga no gimbal, ou seja, alguma coisa está impedindo o gimbal de se move livremente. A primeira coisa a se fazer é verificar se a proteção do gimbal foi removida do drone antes de ligá-lo, se mesmo assim o problema ainda persistir precisamos encontrar a raiz do problema, segue abaixo algumas dicas de como resolver o problema.

Suporte da montagem do gimbal solto

Gimbal de um drone DJI (foto: DJI)

Muitas pessoas notaram que o suporte que prende o gimbal ao drone tendem a solta com o tempo, as borrachas que ajudam na anti-vibração costumam a perder a elasticidade com o tempo principalmente no calor. Quando o gimbal vibra anormalmente, isso significa que a vibração da aeronave afetou o gimbal. É por isso que você precisa verificar se todas as peças antivibração estão intactas e montadas corretamente. Substitua qualquer peça quebrada antes de voar.

Hélices com desequilibradas

Vibrações anormais podem acontecer se as hélices não estiverem equilibradas. Substitua as hélices danificadas para voar com segurança e capturar imagens suaves.

Cabo flat danificado

As vezes o problema no gimbal pode ser resolvido apenas trocando o cabo flat que passa pela placa de circuito do gimbal. Um cabo flat com problemas vai resultar numa série de erros no gimbal, e que não vai ser apenas uma sobrecarga no motor. Por ser um cabo muito fino e frágil é provável que o problema no gimbal possa estar relacionado a ele.

Gimbal não calibrado

Após vários usos é comum o gimbal sair da calibração, o que pode resultar em um horizonte inclinado ou vídeo tremido. Quando o gimbal não está calibrado ele é impedido de se mover de maneira correta, o que pode levar a mensagem de erro aparecer. Porém, esse problema dá para ser corrigido pelo próprio aplicativo do fabricante como é o caso do DJI GO.

Firmware desatualizado

Para pilotos de drones que não tocam em seu drone há um bom tempo, é fácil concluir que um firmware desatualizado pode ser a causa da mensagem de erro de sobrecarga do gimbal. Não temos certeza de como isso funciona exatamente, mas alguns usuários juram que uma simples atualização de firmware resolveu o problema.

Se depois de tudo isso o erro ainda estiver aparecendo clique aqui para ver mais opções de como resolver problemas no gimbal de seu drone.