drone guia do iniciante - Como pilotar um drone: guia do iniciante

Aprenda a pilotar seu drone de maneira profissional e segura. Foto: pexels.com

Você pegou um drone, parabéns! Você deu o primeiro passo para um novo mundo divertido. Um mundo sem limites, com novas perspectivas e liberdades que vêm com a não ser amarrada pela gravidade, livre para viajar pelos céus da maneira que você escolheu. Os drones podem ser divertidos para voar como hobby, ou talvez você queira criar fotografias aéreas inspiradoras. Embora isso possa ser um pouco intimidador no início, com alguns passos simples, você pode subir aos céus e dominar sua plataforma aérea de maneira segura e controlada. Hoje vamos dar uma olhada em algumas das etapas e elementos importantes que acompanham o uso de um drone.

 

Você conhece bem seu drone?

Antes de decolar, demore alguns minutos para se familiarizar com seu drone. Aprenda sobre os controles, configurações e descubra informações importantes sobre o desempenho da bateria. Também é uma boa ideia fazer uma pesquisa sobre regras de tráfego aéreo e drones em sua área. Para liberar sua criatividade com segurança e responsabilidade.

Mesmo que você nunca tenha pilotado um drone antes, você pode se tornar um mestre em um curto período de tempo com alguma prática. Muitos drones oferecem modos iniciantes e simuladores que permitem que você se acostume com os controles e voe de maneira segura, sem colocar seu drone ou qualquer outra pessoa em perigo. Muitos dos drones da linha DJI oferecem um simulador que conecta o controle ao seu telefone ou tablet e um modo iniciante que restringe a altitude e a velocidade do drone. Esses dois modos oferecem uma grande oportunidade para os pilotos novatos construírem sua confiança antes de embarcarem em um vôo completo.

Controladores

Muitos drones no mercado usam um layout de controlador padrão, consistindo de bastões de controle e botões. Enquanto a aparência de alguns controladores pode diferir em forma e tamanho, os controles fundamentais são os mesmos. Por uma questão de simplicidade, hoje vamos falar sobre os modos comumente encontrados em drones de consumo como o Mavic , Phantom e Spark .

controle dji phantom - Como pilotar um drone: guia do iniciante

Controlador de um drone da linha Phantom.

Empurrando o joystick esquerdo para cima faz com que o drone voe para cima enquanto empurra o joystick para baixo, fazendo com que o drone desça. Alternativamente, empurrando este joystick para a esquerda e direita gira o drone para a esquerda e direita, respectivamente. O manípulo direito controla o rumo ou movimento do drone. Empurrar o joystick direito para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita faz com que o drone se mova para frente, para trás, para a esquerda e para a direita, respectivamente. Você provavelmente também terá vários botões que permitem controlar a câmera. Esses controles podem tirar fotos, gravar vídeo, inclinar ou deslocar a câmera, além de dar acesso a menus. Pode ajudar a aprender o que cada botão faz antes de voar.

O layout do controle do drone é bastante intuitivo e fácil de operar. Só não se esqueça de lembrar qual lado do drone é a frente, para que você possa lembrar qual é o caminho para frente e para trás. Para maior segurança, mantenha seu drone no modo GPS enquanto estiver voando; de modo que paira e mantém sua posição se a entrada para os manchees for interrompida.

Onde você pode praticar voo?

Uma vez que você tenha dominado os controles e esteja pronto para ir para o céu, o próximo passo importante é estudar seus arredores. Quando você chegar em um novo local, sempre tire um minuto para observar o terreno ao seu redor. Isso é feito para que não haja surpresas quando você decolar e estiver no ar. Tome nota de onde os edifícios, árvores e linhas de energia são para que você possa voar com segurança seu drone. Certifique-se sempre de verificar onde estão os aeroportos e heliportos locais; por razões de segurança, você não quer voar perto deles. Leia aqui as regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação) para voar com segurança.

Antes de cada voo, preste atenção ao terreno e prepare-se para diferentes condições climáticas; vento, chuva e temperatura podem afetar significativamente o desempenho do voo. É um bom plano adiar o vôo se parecer que a chuva pode estar no horizonte. Não só a água da chuva pode afetar equipamentos eletrônicos, mas também pode prejudicar a visibilidade e os sinais de transmissão. Assim como a chuva, o vento e a temperatura também podem afetar seu vôo, incluindo quanto tempo de bateria você tem que trabalhar. Sempre fique de olho nos níveis de bateria do seu drone para ter tempo suficiente para retornar e aterrissar.

pexels photo 417351 e1543939381400 - Como pilotar um drone: guia do iniciante

Procure voar em locais que não interfira na navegação áerea.

Lista de verificação pré-voo

  • Verifique a condição física do drone. Procure por sinais de desgaste ou rachaduras nas hélices;
  • Verifique as regras e regulamentos para a área em que planeja voar;
  • Verifique se suas baterias estão carregadas e possuem energia adequada para o vôo;
  • Verifique se o seu controlador e drone estão conectados corretamente;
  • Preste atenção às condições meteorológicas;
  • Verifique se a área imediata em torno do seu drone para determinar se é claro para decolar e pousar;
  • Verifique as configurações da sua câmera . Ser capaz de ver o que o seu drone vê faz para um vôo mais seguro;
  • Certifique-se de que há um cartão de memória no drone se você planeja tirar fotos ou gravar vídeos;
  • Anuncie a alguém próximo ao drone que você está prestes a decolar;
  • Monitore as configurações do drone enquanto voa.

Uma vez que você está confortável com os controles e como o seu drone opera, lembre-se que a prática leva à perfeição! Você pode ir lá, se divertir e ser criativo. Há um mundo totalmente novo esperando por você.

Decolando e pousando

O ponto mais crucial de pilotar um drone é decolar e aterrissar. Certifique-se de que há uma área aberta que permitirá que você voe com o drone de maneira controlada. Escolha uma área livre de árvores, linhas de energia e qualquer coisa que possa obstruir sua linha de site. Ao decolar, siga a lista de verificação de segurança abaixo para garantir que seu drone esteja em condições ótimas de vôo. Observe o seu entorno e certifique-se de anunciar aos outros que planeja decolar.

Ligue o drone, enquanto monitora os níveis de bateria e configurações de drone. Depois de confirmar as configurações do drone, aumente o acelerador para que o drone levante alguns centímetros do chão. Passe o seu drone perto da área de decolagem enquanto continua a verificar as configurações e monitorar o desempenho do drone. Se houver um problema, você quer ter certeza de que pode pousar o drone rapidamente. Se o drone estiver operando corretamente e as condições estiverem corretas, comece a aumentar a altitude do drone. Preste sempre atenção aos níveis de bateria do seu drone. Deixe-se tempo extra para trazer o drone de volta ao ponto de pouso. Se alguma situação imprevista ou condições mudarem durante o vôo, você não quer ficar preso no ar com uma bateria que está ficando sem energia rapidamente.

Quando você estiver pronto para pousar seu drone, anuncie a qualquer um ao redor da área de pouso que o drone está voltando. Traga o drone para a área de pouso enquanto diminui a velocidade. Lenta e gentil é o nome do jogo quando se trata de pousos seguros. Aterre o drone e assegure-se de que as hélices pararam de se mover. Quando o drone estiver em segurança no solo e os motores pararem, desligue o drone, desligue o suprimento da bateria antes de mover o drone ou remover as hélices.

drone lading e1543939559286 - Como pilotar um drone: guia do iniciante

Segurança no voo começa na decolagem e termina no pouso.

Dicas úteis de voo

  • Sempre mantenha baterias sobressalentes com você. Para manter seu drone voando por longos períodos de tempo, tenha algumas peças de reposição!
  • Mantenha uma plataforma de pouso com você. Este pode parecer um pouco óbvio, mas pode se tornar o elemento make or break em alguns cenários. Uma plataforma de aterrissagem dobrável, um pedaço de madeira ou até mesmo um carpete enrolado podem ajudar a decolar em grama alta, neve ou mesmo em condições de poeira.
  • Mapas de estudo! Olhe para mapas de satélite para encontrar novas áreas para voar. Se você está procurando áreas abertas, ou pontos de interesse divertidos e interessantes para fotografar, basta uma pequena pesquisa para encontrar ótimos novos pontos.
  • Divirta-se, mas seja respeitoso! Drones são muito divertidos, mas você deve manter uma distância segura de pessoas, carros e casas.
  • Mantenha seu drone em um estojo rígido ou bolsa protetora . Seu drone é um investimento, mantenha-o protegido durante o transporte. Um estojo também permite que você mantenha suas baterias e carregadores com você o tempo todo.
  • Use o seu drone para ampliar seu alcance quando você for em aventuras e explorar. Viaje com isto, caminhe com isto, explore com isto. Você pode usar um drone para descobrir incríveis novas perspectivas e ângulos. Divirta-se e seja criativo!

Dicas de segurança

  • Pesquise os regulamentos e leis de drones em sua área local. Quando necessário, registre seu drone na ANAC (Agência de Nacional de Aviação Civil). Clique aqui para mais informações sobre regulamentações de drones e orientações de segurança ;
  • Voe com uma linha clara de visão;
  • Não tente exceder o alcance de transmissão do drone;
  • Monitorar as condições meteorológicas;
  • Voe em condições de iluminação amplas;
  • Substitua as hélices danificadas imediatamente;
  • Peça a outra pessoa para ajudá-lo como um observador. Um conjunto extra de olhos pode ser incrivelmente útil;
  • Seja respeitoso; Esteja ciente de todos os seus arredores quando você voar.

Com um pouco de planejamento e preparação, pilotar um drone pode ser feito com segurança. Conforme você se torna mais confortável com seu drone, voar torna-se mais natural. Seu drone inspirará seus projetos criativos, oferecendo novas perspectivas e possibilidades ilimitadas.