Seis dicas para usar uma bateria de voo inteligente

29 de dezembro de 2018

Quando se trata de cuidados com a bateria do seu drone é muito importante estar atento aos avisos do app, temperatura da bateria, carga e descarga etc. Usar acessórios e baterias originais é sempre a melhor opção para evitar erros e falta de energia súbita, o que pode ser lamentável para você. Por isso preparamos seis dicas importantes para você aumentar a durabilidade e os cuidados com a bateria de seu drone.

1. Voe com a bateria totalmente carregada

Nunca use ou reuse a bateria de seu drone sem estar totalmente carregada. Usar a bateria sem estar 100% carregada reduz o tempo de voo e pode gerar conflitos no app usado pelo seu drone. A outra dica super importante é não comprar bateria piratas para usar em seu drone, um dos problema de falta de energia súbita em pleno voo pode ser resultado de baterias não originais.

2. Preste atenção à temperatura ambiente

Uma bateria deve ser usada a uma temperatura entre -10º Celsius e 40º Celsius. Se a temperatura estiver baixa, faça a aeronave decolar e ficar parada no ar por cerca de um minuto após a decolagem, para que ela possa aquecer automaticamente.

3. Monte a bateria firmemente na aeronave

Antes de voar, ligue primeiro o controle remoto, insira a bateria na aeronave, pressione o botão de energia da bateria e pressione-a novamente para ligar a aeronave. Não remova ou insira uma bateria ligada em seu drone, isso pode causar erros ou danificar a aeronave.

4. Verifique o status da bateria

Depois de ligar a aeronave, verifique o status atual da bateria no aplicativo do seu drone e defina o aviso de bateria fraca e os níveis de aviso de bateria criticamente baixos para valores adequados com base em suas necessidades, ou seja, você deve definir no app o que o drone deve fazer quando a bateria atingir 20% de carga por exemplo. Geralmente é comum os usuários definir para os drone fazer um RTH. Outra dica importante é não voar ou estar muito longe quando o drone estiver com pouca bateria, muitos usuários perderam drones por causa disso e viram seus drones cair em pleno voo.

5. Preste muita atenção aos avisos do DJI GO ou app de seu drone

Tente não pilotar a aeronave de maneira muito brusca isso reduz o tempo da bateria. Pilotar o drone em lugares com muito vento também força a aeronave a consumir mais energia da bateria para se manter no ar. Fique atento à temperatura da bateria e tome as medidas de emergência relacionadas a tempo. Se uma aeronave entrar no modo de alerta de bateria fraca, pouse o mais rápido possível. Se o aplicativo DJI GO (para quem usar produtos DJI) exibir um aviso de que as células da bateria estão anormais ou danificadas, pare de usar a bateria.

6. Desligue a aeronave primeiro e remova a bateria

Após o vôo, pressione o botão de energia e pressione e segure-o novamente por dois segundos para desligar a bateria. Desligue o controle remoto por último. Alguns usuários por falta de experiência removeram a bateria do drone ligada isso pode causar danos elétricos no drone.

Ainda tem mais…

Ao voar com o drone em temperaturas ambientais superiores a 40 graus celsius, você deve prestar atenção à temperatura da bateria. Se a bateria estiver acima de 65 graus Celsius, diminua a altura da aeronave. Se a temperatura da bateria é superior a 70 graus Celsius, a bateria pode pegar fogo ou até mesmo explodir, caso isso aconteça a melhor coisa a fazer é pousar o drone.

Guarde a bateria em um lugar seco e fresco em uma faixa de temperatura de 22 graus Celsius a 28 graus Celsius. Não coloque a bateria perto de uma fonte de calor (como a luz direta do sol, fogo, fogão, etc). Mantenha a bateria longe de qualquer líquido. Não armazene ou transporte uma bateria com relógios de pulso, colares de metal ou outros componentes metálicos.

Se a bateria for ficar inativa por 10 dias ou mais, deixe a carga entre 40% a 65% da sua potência total antes de guardá-la. Guardar uma bateria com a potência máxima pode acelerar o envelhecimento dela.  Se as células da bateria estiverem danificadas, a bateria não poderá ser usada novamente

Descarregue a bateria antes de transportá-la na viagem

Se você vai viajar com seu drone, a bateria deve ser descarregada para 50% de sua potência total (antes de levar uma bateria a bordo de um avião, descarregue a mesma para 5% de sua potência total).

Coloque a bateria em uma caixa de transporte especifica(case) antes da viagem. Durante a viagem, certifique-se de que a bateria não sofrerá danos causados por forças externas por qualquer máquina, como colisão, compressão, perfuração, queda, etc.

Logo GoDrones cinza



Visão geral da privacidade
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis e quais drones você procura.