Saiba como avaliar a câmera de um drone - GoDrones

Saiba como avaliar a câmera de um drone

13 de setembro de 2021

Sempre que a gente começa a fazer aquela pesquisa procurando o drone ideal, uma das primeiras coisas que a gente olha é a câmera e bateria. Cada vez mais as câmeras dos drones estão ficando mais poderosas e inteligentes, trazendo resultados realmente impressionantes e cinematográfico. Na hora de comprar um drone é quase um pecado errar na escolha da câmera e certamente isso traz muitas frustrações quando se compra um drone e a câmera não é aquilo que a gente estava esperando. Mas neste post vamos te ajudar a entender como avaliar a câmera de um drone e saber se ela é boa de verdade ou não.

E daí fica a pergunta: por que eu devo saber dessas coisas antes de escolher um drone? É simples, porque devemos escolher um drone ciente de sua configuração e não apenas pela marca ou alguns aspectos superficiais. Por isso precisamos saber o que é abertura de câmera, megapixels, sensor, velocidades do obturador etc, para fazer a escolha certa na hora de comprar um drone e evitar frustrações.

Pixel e resolução de câmera

Para começar vamos falar um pouco sobre o que é pixel, termo bastante no mundo digital. Não sei se você sabe mas o pixel é a menor parte de uma imagem, um minúsculo ponto que junto com outros formam a imagem digital. Ou seja, toda imagem que você enxerga na tela de sua TV, smartphone, computador, tablet e qualquer outro dispositivo digital é formada por pixels. Quanto maior for a quantidade de pixels na tela maior será a qualidade da imagem exibida.

Agora que você já sabe como as imagens são geradas, a gente vai para o conceito de resolução que é nada mais, nada menos do que um conjunto de pixels, como foi dito anteriormente quanto maior for esse conjunto de pixels maior será a resolução/qualidade. Atualmente existe alguns padrões de resoluções para vídeos que são 720p, 1080p, 1440p, 2k, 4k, 6k e 8k. Um vídeo com resolução de 720p isso quer dizer que a imagem formada na tela será formada por 1280 pixels de largura e 720 pixels de altura, um vídeo em Full HD (FHD) tem 1920 pixels na largura e 1080 pixels de altura e por aí vai, quanto maior melhor, um vídeo em 4k por exemplo tem 3840×2160 pixels. Veja abaixo um exemplo de como funciona na prática.

diferenças de resolução
Diferenças de resoluções, quanto maior melhor será a qualidade da imagem

Por isso que na hora de comprar um drone fique de olho qual a resolução de câmera que o drone em questão tem, geralmente drone com câmeras 4k possuem um nível de detalhes exuberante, ideal para você que vai trabalhar profissionalmente. Já se for utilizar o drone para hobbies escolha um com resolução de vídeo FHD. Porém, resolução não é tudo.

Megapixel e fotografia

O megapixel (MP) é o conjunto de um milhão de pixels, se o drone possui um sensor de 5MP por exemplo, isso quer dizer que a foto tem 5 milhões de pixels. O drone Air 2 da DJI tem um sensor de 20 MP e o Evo II da Autel de 48 MP. Então quer dizer aqui que quanto mais melhor? Sim e não! Acredite se quiser, mesmo que um sensor seja capaz de tirar fotos em 48 MP, a foto pode sair com menos qualidade do que um sensor com 24 MP e aqui entra mais um detalhe importante.

Câmera de drone e tamanho do sensor

Para deixar claro, um sensor de 64 MP e outro de 48 MP não quer dizer que o 64 MP ‘é melhor’ do que o de 48 MP, isso porque a foto ou o vídeo depende de outra característica importante que é o tamanho sensor que é medido em polegadas. Um sensor de 48 MP pode gerar fotos e vídeos melhores do que um drone com sensor de 64 MP, isso porque o tamanho do sensor irá influenciar diretamente na qualidade da imagem. Quanto maior for o sensor mais luz será captada pela lente e consequentemente a qualidade da imagem será melhor. Antes de comprar um drone você precisa ficar atento a este detalhe, drones com sensores pequenos demais geram imagens com muito ruído e baixa luminosidade principalmente a noite, mesmo com uma câmera 4k, o que deixa muita gente decepcionada.

Se você quer trabalhar profissionalmente com drones, invista em um modelo que o tamanho do sensor seja no mínimo 1/2.3″ abaixo disso haverá perdas expressivas de qualidade e iluminação. Drones como o DJI Air 2 já vem equipado com um sensor de 1 polegada, veja abaixo uma tabela de comparação.

Câmera de drones e comparação de tamanhos do sensor
Quanto maior o sensor melhor será a qualidade da imagem

Abertura da lente

Outro detalhe que não podemos deixar passar em branco é a abertura da lente. A abertura representada pela letra “f” é o orifício por onde a luz entra até chegar a lente. Quanto maior for a abertura maior será a entrada de luz, interessante é que quando você ver por exemplo f/2.8 esse número é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior o número menor é a abertura da lente. A abertura trabalha juntamente com o sensor, ambos são responsáveis por gerar as imagens por isso são duas coisas que precisamos ficar atentos na hora de comprar um drone. Veja a tabela abaixo:

Comparação do tamanho da abertura
Quanto menor o número maior será a abertura da lente

Na tabela acima o DJI Air 2 tem a menor abertura entre os drones, porém o sensor é de 1 polegada, já o Fimi A3 tem uma abertura melhor do que o Air 2, mas seu sensor é pequeno. Essas suas combinações irão definir a qualidade das imagens geradas pelo seu drone.

Comparação entre sensor e abertura da lente de um drone
A combinação de sensor + abertura definirá a qualidade de sua imagem

Outros detalhes importantes da câmera do drone

Na hora de comprar um drone existe outros aspectos relacionado a câmera que podemos também levar em consideração, como o ISO que vai ajudar a compensar luz caso você esteja filmando ou fotografando a noite e a velocidade máxima do obturador. Outro fator importante também é saber se o drone em questão gera imagens de alta qualidade (RAW/DNG). É preciso ficar atento aos formatos de vídeos que o drone gera, normalmente a maioria dos drones gravam em MP4, mas o ideal seria MOV(ou ambos) que tem mais qualidade do que o MP4. O campo de visão do drone também deve ser levado em consideração, não compre drone com um FOV muito alto do tipo 135º, 140º, 150º, isso gera vídeos e fotos com distorções nas laterais precisando ser corrigidos na pós produção. Escolha com um drone com campo de visão de até 90º. E por último fique atento a taxa de FPS dos vídeos, se possível escolha os 4k @60fps no mínimo.

pt_BRPortuguese