Interferência magnética: como evitar acidente com o drone - GoDrones

Interferência magnética: como evitar acidente com o drone

15 de fevereiro de 2021
Acidente com drone por perda de sinal
Acidente com drone por perda de sinal

Não é de hoje que pilotos de drones passam por aquela perda repentina de sinal enquanto voam com seu drone, seja perda de sinal de vídeo ou de controle. Às vezes o drone acaba voando em uma direção contrária ou até mesmo de forma irregular. Se o drone não responde aos comandos do piloto, pode ser que tenha ocorrido uma interferência no sinal entre o transmissor e receptor. E o que fazer para evitar um acidente com o drone quando houver uma perda de sinal?

Veja abaixo um vídeo de um operador de drone que perdeu o controle da aeronave devido a forte interferência magnética, e que quase causou um acidente grave.

Geralmente essas interferências acontece nas grandes cidades, isso porque a maioria dos transmissores operam na frequência de 2.4 GHz, como roteadores e torres de celulares, que também operam na mesma frequência, e podem interferir no sinal. Hoje já existe drones que operam entre as faixas de 2.4 GHz e 5.8 GHz. Você também deve evitar voar perto de linhas que alta tensão, que além de ser proibido no Brasil, elas criam uma forte interferência magnética e pode afetar o drone. Veja algumas dicas do que fazer para evitar a interferência e perda de sinal.

Calibre a bússola em uma área livre de interferência

Quando o drone começa a calibrar a bússola, ele leva em consideração toda interferência magnética ao redor. Por isso você precisa calibrar o drone em locais livres de interferência, longe de superfícies de metais, microondas ou de qualquer outro objeto metálico, pois isso pode acarretar em dados incorretos na bússola, o que pode ter acontecido com o piloto do drone no vídeo acima.

O ideal é sempre calibrar a bússola em ambientes fora da cidade, ou em áreas menos desenvolvidas. Se você estiver calibrando a bússola do drone em uma superfície de concreto, lembre-se que no concreto há muito ferro embutido na construção, que pode a dados de calibração incorretos.

Nunca voe em modo GPS entre edifícios altos

Imagina uma metrópole como São Paulo, com milhares de edifícios, com milhares de toneladas de ferro no concretos, linhas de energia subterrâneas, vidros que refletem o sinal nos edifícios etc. Você terá uma grande probabilidade de perder o sinal se voar no modo GPS mesmo estando a pouca distância. Pois o sinal do GPS será refletido nos edifícios altos e você poderá receber mensagens de erro ou perda de controle, o que pode acabar em acidente com o drone.

Leia mais:
Gimbal Overload: saiba como resolver o problema
Conheça as diferenças entre drones com gimbal de 2 e 3 eixos

Defina a atitude correta do Return to Home

Já ouviu falar em OCA? OCA é a altitude mínima de afastamento de obstáculos. O OCA envolve a identificação da estrutura mais alta nas proximidades. Além de edifícios, preste atenção a equipamentos de construção como guindastes de torre. Depois de determinar seu OCA, defina sua Altitude de Return to Home (RTH) acima do OCA. Isso irá garantir que você não bata o drone ao voar de volta.

Houve caso de piloto que definiu o Return to Home para 50 metros, e na hora que houve a perda de sinal o drone voou em direção ao ponto de origem e colidiu com uma parede.

Use protetores de hélice em áreas com muita interferência magnética

Usar protetores de hélices pode ajudá-lo a evitar acidentes com o drone quando você estiver voando com a aeronave em uma área com muita interferência magnética. No caso de uma leve colisão, seus protetores de hélice podem ajudar a proteger o drone. E eles podem ser úteis ao voar em áreas difíceis, com muitos edifícios e com forte interferência. No entanto, lembre-se de que o uso de protetores de suporte resultará em um peso maior. 

Outros tipos de interferência de sinal

Edifícios e vegetação: Os sinais de rádio podem ser significativamente afetados por edifícios, pois podem refletir ou absorver ondas de rádio. Árvores e folhagens, especialmente quando molhadas, também podem enfraquecer os sinais.

Terreno: A topografia tem um efeito significativo na transmissão do sinal. As colinas podem obstruir o caminho e enfraquecer consideravelmente o sinal, muitas vezes impossibilitando a recepção.

Perda de espaço livre: Seu sinal viaja pela atmosfera. Quanto mais longe o sinal viaja, mais ele perde força. É por isso que é tão importante manter seu drone dentro da faixa operacional recomendada.

Perda de absorção: Se o seu sinal passar por um objeto que não seja transparente aos sinais de rádio, você terá perda de absorção e possivelmente perderá o controle do drone enquanto esse objeto estiver no caminho.

Com informações de: RotoDronePro e The DroneU

pt_BRPortuguese