Dicas de como gravar vídeos profissionais com drone - GoDrones

Dicas de como gravar vídeos profissionais com drone

27 de julho de 2020
ganhar dinheiro com drone
Foto: kirildobrev

Investir em um drone profissional é abrir um leque de possibilidade para ganhar uma grana extra ou até mesmo viver profissionalmente disso. A cada dia o mercado tem buscado profissionais experiente no ramo da aerofotografia e para desenvolver diversos tipo de trabalhos. Mas na maioria das vezes as pessoas investe em um drone não tem conhecimento de captação de imagem, edição e pós produção de imagem o que dificulta na captação de cliente e de um portfolio profissional. Se você não tem conhecimento em pós produção de vídeo, iremos te ajudar neste tutorial e te ensinar como ganhar dinheiro com seu drone vendendo vídeos cinematográficos.

Qual drone devo comprar?

A primeira coisa que precisamos ter em mente antes de começar a ganhar dinheiro com drone é que seus vídeos e fotos precisam ser de alta qualidade. Por isso é importante investir em um drone profissional com câmera 4K, gimbal de 3 eixos e etc. Ninguém vai querer pagar por um vídeo ou foto borrada, imagem estourada, sem equilíbrio de luz, mal captadas que parecem ter sido capturadas com um drone barato ou por um piloto inexperiente.

Um drone que eu indico para você que está pensando em entrar nesse ramo é o Mavic Pro, Phantom 4 Pro ou Zino 2, são drones que possuem características profissionais e que dá conta do recado, o drone possui várias funcionalidades que ajudam na hora de captar uma imagem. Se você quer levar a sério seu empreendimento vale a pena investir em drones profissionais. E a medida que você vai obtendo contratos você pode comprar mais equipamentos para seu drone. Abaixo segue as dicas de como gravar vídeos e deixa-los mais profissionais e começar a ganhar dinheiro com drone.

Como capturar imagens com o drone

Antes mesmo de começar a gravar você precisa planejar a cena, como ela será capturada, e é aqui que a criatividade entra. Há muitas pessoas que desconsideram o planejamento antes de começar a gravar, e consequentemente não conseguem criar vídeos ou fotografias criativas que encham os olhos dos cliente. Muitas vezes as pessoas acabam subindo com o drone a altas altitudes e fazem o mesmo tipo de imagem.

Quando o drone está gravando em altitudes muito elevadas perdemos a magia do efeito de profundidade gerado pela lente, que destaca primeiro, segundo e terceiro plano na cena, veja no vídeo abaixo como se comporta a lente de um drone voando mais próximo do objeto que está sendo filmado.

Voar perto do objeto filmado obtemos a magia do efeito de profundidade

Perceba que no vídeo acima é possível captar mais detalhe na cena: postes, janelas, carros, arvores etc. Tudo isso devido a proximidade do drone com o objeto, gerando esse efeito de profundidade rico em detalhes, esse resultado não seria possível com o drone a distância muito maiores.

Equilíbrio de luz

Evite filmar contra a luz do sol entre 8h e 15h principalmente se você estiver com a câmera no automático ou no manual sem filtro ND. Filmar nesses horários contra a luz do sol, ou seja, quando o sol aparece diretamente na lente favorece a captação de imagens mais escuras devido o ajuste automático da lente, ou imagens estourada caso as configurações não estejam devidamente ajustadas. Tome cuidado com o iso, ele pode ser um vilão se não for ajustado com cautela, gerando imagem com ruídos, geralmente filmo com iso 400 em condições de muita luz, porém, tomo cuidado maior quando gravo a noite indo no máximo 800. Outro detalhe importante é deixar o obturador totalmente aberto ao filmar durante a noite.

Cuidado com o celular

As vezes não dar pra confiar naquilo que vamos na tela do celular quando gravamos durante o dia, por isso, sempre deixe o brilho no máximo e procure um lugar com sombra para fazer configurações na câmera do drone como ajuste de ganho, brilho etc. Lembre-se, sua imagem não pode ter ruídos.

Cuidado som o sol

O ideal é que o drone sempre esteja de costas para o sol sendo favorecido pela direção da luz. O legal de filmar nesses horários (8h às 15) que é haverá mais luz, e a cena será consequentemente será mais iluminada com cores mais vibrantes. Lembrando que após esse horário, 16h às 18h (dependendo de onde você mora) podemos captar imagens deslumbrante do pôr do sol e imagens com silhuetas como mostra o vídeo abaixo.

Ajuste manual da câmera permite capturar imagens sem ruídos

Gravar ao amanhecer ou entardecer

Existe três condições climáticas ótimas para gravação: ao amanhecer, entardecer e nublado. Perceba que no vídeo abaixo gravado ao amanhecer não há excessiva luz e as sombra na cena são mais sutis e suave. Esse tipo de imagens são ótimas para trabalhar na pós produção que falaremos mais abaixo.

Quanto mais suave melhor

Quanto mais suave for seus movimentos na hora de capturar uma cena (vídeo) mais realista ela se parece, evite gravação com o drone em altas velocidade, a não ser que essa seja a proposta, como é o caso de vídeos esportivos.

Quanto mais suave o movimento melhor

Pós produção de vídeo

Depois de capturar sua cena/fotos chegou a hora da pós produção. É aqui onde a mágica também acontece, na pós produção de vídeo adicionamos efeitos, retiramos ruídos, adicionamos filtros deixando o vídeo mais realista e cinematográfico.

Se você não sabe pós produção aconselho procurar um curso online, há muitos em várias plataformas como é o caso da Udemy. Aqui na GoDrones utilizamos o Adobe Premire Pro, que vem com um plugin para correção de imagem muito poderoso chamado de Lumetri Color

Venda seus vídeos

Existe inúmeras plataformas para vendas de vídeos que dá pra ganhar dinheiro com drone, como é o caso do Shutterstock. A demanda por vídeos com drones é enorme, e além de vender a plataforma se torna uma espécie de portfolio online. Há também o Pexels e Pixabay, porém, aqui os vídeos são distribuídos gratuitamente e você vai depender das doações dos usuários.