Bateria do drone piscando? Saiba o que pode ser e como resolver - GoDrones

Bateria do drone piscando? Saiba o que pode ser e como resolver

4 de agosto de 2021

Muitas pessoas entram em contato com a gente porque se deparam com um problemas que muitas vezes não sabem o que é ou como resolver, é a famosa luz piscando da bateria do drone. Os drones são equipados com bateria de voo inteligente, essas baterias nos fornecem informações importantes sobre seu status, voltagem etc. Vamos descobrir o que significa a bateria do drone piscando.

Bateria do drone piscando linha P4

Este post é aplicável para proprietários dos P4, P4 Pro, P4 Advanced e P4 Pro V2.0. O P4 original vem com uma bateria de capacidade de 5350 mAh, enquanto os outros três Phantom 4 (Pro, Advanced, Pro V2.10) vieram com uma bateria de maior capacidade de 5870 mAh, mas ambas as baterias são compatíveis com cada drone da série Phantom 4. Além da diferença de capacidade mAh, as baterias são idênticas.

Indicador de bateria

Firmware inconsistente

Bateria do drone piscando pode indicar “firmware inconsistente” no aplicativo DJI GO 4, neste caso você precisar atualiza-la. Você provavelmente ainda poderá usar a bateria se a notificação de firmware inconsistente estiver sendo exibida, mas o tempo de voo pode ser drasticamente reduzidos.

Não há nenhum procedimento para atualizar exclusivamente o firmware na bateria, pois este processo é concluído atualizando o firmware da aeronave. Atualize o firmware da aeronave usando o aplicativo DJI GO 4 ou usando o DJI Assistant 2 e a notificação de firmware inconsistente deve desaparecer.

Se você possui dois modelos diferentes da série Phantom 4 e usa suas baterias de forma intercambiável, você provavelmente receberá uma notificação inconsistente de firmware cada vez que você trocar uma bateria de um drone para o outro.

Por exemplo, se você pegar a bateria que estava usando no seu Phantom 4 Pro e continuar a usá-la com o Seu Phantom 4 Pro V2.0, provavelmente receberá uma notificação de firmware inconsistente. É um incômodo, mas você precisará atualizar o firmware da aeronave para erradicar a notificação.

Bateria está em modo de hibernação

Se suas baterias estão armazenadas há algumas semanas ou meses, há uma boa chance de que elas tenham entrado no modo de hibernação. É muito ruim para as baterias do tipo LiPo serem descarregadas totalmente, isso reduz consideravelmente sua vida útil.

Se você tentar carregar uma bateria que está descarregadas há algumas semanas ou meses e nenhuma das luzes LED for acesa quando você ligar a bateria, aqui estão alguns passos para tirar a bateria do modo de hibernação.

  1. Se você tentar ligar uma bateria que está em modo de hibernação, uma luz vermelha sólida será exibida.
  2. Aguarde que a luz vermelha apague (deve levar cerca de 5 minutos) e continue a ligar a bateria. Deixe a bateria conectada no carregado algumas horas e a bateria deve sair do modo de hibernação.

Recomenda-se que você armazene as baterias Phantom 4 entre 40% e 65%. Se você planeja armazenar as baterias por um longo período de tempo, recomendo que você procure obter um hub de carregamento que mantenha as baterias em 50% o tempo todo no modo de armazenamento.

Temperatura da bateria está muito quente para carregar

Se as baterias estiveram guardadas ou local sob o sol ou ambiente quente, há uma boa chance de que a bateria não carregue até que tenha esfriado. Se você mora em um lugar frio e as baterias são armazenadas em uma sala que não é regulada pela temperatura, as baterias podem estar muito frias para carregar.

As baterias só carregarão quando a temperatura estiver entre 5°C e 40°C ( 104°F).

Se a bateria do drone estiver piscando o LED #4 duas vezes por segundo, a temperatura de carregamento está muito baixa. Se o LED #4 piscar três vezes por segundo, a temperatura de carregamento está muito alta.

bateria do drone piscando led 4

Se a temperatura de carregamento estiver muito baixa ou muito alta, coloque a bateria em um ambiente de temperatura ambiente até que a bateria esfrie ou aqueça. Por fim, o carregador deixará de carregar a bateria se não estiver dentro da faixa de operação de 0°C – 40°C. Carregue sempre as baterias em um ambiente de temperatura ambiente. As baterias começarão a carregar novamente quando retornarem a uma faixa dentro das temperaturas de operação.

Amperagem alta

A bateria deixará de carregar se uma corrente de corrente for detectada. Quando uma alta amperagem (acima de 8 A) é detectada, a bateria parará de carregar e o LED #2 piscará duas vezes por segundo.

Desligue a bateria do carregador e conecte-a de volta para ver se essa amperagem regula. Se a amperagem alta continuar a ser um problema, tente um carregador/tomada diferente.

Curto-circuito

O carregador deixará de carregar a bateria se um curto-circuito for detectado e o LED #2 vai ficar piscando 3 vezes por segundo. Antes de tentar carregar a bateria novamente, é muito importante que você inspecione de perto o adaptador do carregador e o cabo para desgastar ou expor fios, pois isso pode ter causado o curto-circuito.

Se o carregador e o cabo parecerem estar em bom funcionamento, desligue e conecte a bateria para continuar carregando. Se o curto-circuito persistir, tente um carregador/tomada diferente.

Proteção contra excesso de descarga

Quando a tensão da bateria atinge 12 V, o descarregamento para automaticamente para evitar a descarga excessiva. Você pode receber uma notificação de “descarga sobrecorrente da bateria” no aplicativo DJI GO 4 durante o voo. Um dos casos mais comuns em que o aviso aparece, é quando você estiver no modo Sport onde o consumo da bateria é mais elevado.

Se este aviso aparecer, não ignore! Houve pessoas que perderam seus drones por causa da descarga sobrecorrente. Recomenda-se que você verifique se há uma atualização de firmware disponível para o AC. Se nenhuma atualização estiver disponível, atualize sua versão atual e o erro deve desaparecer.

Carregador defeituoso ou danificado

Se a bateria não estiver carregando, pode ser por causa de um carregador ruim. Inspecione de perto cada parte do carregador que você está usando para sinais de fiação solta ou outros danos.

Se você tiver outro carregador, tente usá-lo para ver se a bateria começa a carregar. Tente usar uma bateria diferente se você tiver apenas um carregador para reduzir o problema, pois um carregador que carrega uma bateria, mas não outra, indicaria que o problema está na bateria, não no carregador.

Pinos corroídos ou dobrados

Há pinos no carregador e há pinos no próprio drone. Se um dos pinos estiver corroído ou dobrado no carregador, há uma boa chance de a bateria não carregar. Se a bateria estiver bem, mas agir com algum problema quando você inseri-la no drone, você deve inspecionar os pinos do drone que inserem na bateria.

conectores da bateria piscando

Conexão solta

Você já teve uma porta de carregamento em seu smartphone que carrega intermitentemente por causa de uma conexão solta? O mesmo problema pode acontecer com sua bateria Phantom 4.

Quando você conecta o carregador na bateria deve haver uma conexão firme sem nada sentir que ele poderia se soltar a qualquer momento. Uma conexão solta entre o carregador e a bateria pode muito bem ser a razão pela qual sua bateria não está carregando. Verifique se a bateria se encaixa melhor em outro carregador se você tiver uma ou tente outra bateria com o mesmo carregador para identificar o elo fraco.

Bateria não original

Há produtos imitatórios literalmente em todos os lugares e não é diferente com as baterias de voo inteligente. É importante que você não se arrisque usando uma bateria que não é original em seu drone, o que é barato pode custar caro neste caso. Uma bateria que não é original pode causar vários problemas, de não carregar corretamente, erros de bateria durante o voo, perda da vida útil da bateria mais rápido do que o habitual, simplesmente não vale a pena usar uma bateria que não seja original.

Célula de bateria ruim

Uma bateria ruim pode causar sérios problemas. Felizmente, podemos verificar a saúde de cada célula no aplicativo DJI GO 4. Para verificar a saúde da célula da bateria no seu Phantom 4, abra o aplicativo DJI GO 4, vá para configurações > as configurações da bateria. As barras verdes devem estar muito próximas entre as quatro células e os volts devem estar próximos do mesmo também.

celula da bateria piscando
info da bateria no DJI Go 4

Se você rolar até a parte inferior da página de configurações da bateria, verá a opção de exibir a tensão da célula com os volts mais baixos na tela principal. Seria sábio ter isso ativado se você suspeitar que uma das quatro células estiver ruim, pois você pode obter uma leitura ao vivo da tensão enquanto voa.

Informações da bateria no app DJI Go 4
Informações da bateria no app DJI Go 4

Por fim, temos a opção de atribuir “informações da bateria” para C1 ou C2, o que permitiria que você obtenha rapidamente as configurações da bateria para dar uma olhada rápida no que está acontecendo com a bateria.

Informações da bateria
Customização dos botões para acesso a bateria

Com informações do letusdrone.com

pt_BRPortuguese