Elaborar um orçamento para serviços com drones, pode ser uma dor de cabeça para quem estar começando agora a carreira de piloto. Até mesmo quem é mais experiente, tem a dificuldade de precificar com clareza algum trabalho com drones, neste post a gente explica o que fazer na hora de cobrar por serviços com drones.
Quando alguém convida um piloto de drone para fazer um determinado serviço a primeira pergunta que vem a mente é: Quanto devo cobrar pelo serviço? Essa pergunta não tem uma resposta universal, isso porque o preço de um determinado serviço com drones varia de acordo com o tipo de serviço que será prestado. Por exemplo: fotografia, vídeos, inspeção, mapeamento entre outros serviços tem valores completamente diferentes, isso porque cada aplicação/serviço tem uma dinâmica diferente. Alguns serviços com drones irá requerer conhecimento além da habilidade de pilotar, como é o caso de mapeamento aéreo ou edição de vídeos por exemplo.
Tempo de experiência e formação
Uma das coisas que deve ser levado em consideração na hora de montar um orçamento é o tempo de experiência que o piloto tem no mercado. Em muitos casos as empresas estão buscando profissionais que tenham conhecimento que vai além da habilidade de pilotar uma aeronave, como é o caso de um cliente que pediu para o piloto fazer um vídeo promocional de um novo condomínio residêncial em construção. É importante notar que neste caso, o piloto precisa ter o conhecimento em edição de vídeos para finalizar o projeto em 100%, ou, ter alguém que faça o serviço de edição.
Outro exemplo importante, é o caso de um cliente que pediu para o piloto mapear a cabeceira de um rio e gerar um ambiente em 3D para ser usado em um software específico. Neste caso, saber pilotar um drone não garante 100% do trabalho se o piloto não tiver conhecimento em pós processamento de dados, ou como fazer um mapeamento corretamente etc.
O tipo de drone também conta
Na hora de preparar um orçamento você deve levar em consideração o tipo de aeronave que será usada. Vale notar que nem toda aeronave está apta a fazer qualquer tipo de serviço. Por exemplo: O DJI Mini 4 Pro é bom drone para filmagens, porém, não é indicado para fazer mapeamento. O DJI Air 2S é um ótimo drone com qualidade de imagens supreendentes que pode ser usado em uma variedades de serviços, porém, não tem visão térmica nem módulo RTK, inviabilizando o drone em atividades específicas.
O tipo de drone que será usado na aplicação irá influênciar o valor final do orçamento, uma coisa é filmar por exemplo com um DJI Mini 3 Pro, outra coisa é usar o Mavic 3 para fazer o mesmo serviço. A qualidade das imagens que um Mavic 3 irá gerar é muito superior a de um Mini 3 Pro. Outro detalhe importante notar é a diferença de valores entre os drones, não dá pra colocar um Mavic 3 no ar cobrando preço ou diária de um Mini 3 Pro.
Orçamento para serviços com drones
A primeira coisa que precisa se feito antes de preparar um orçamento para serviço com drones, é entender o que o cliente deseja, ou seja, entender o projeto. É necessário garantir que o drone que será usado tem a tecnologia necessária para realizar o projeto sem prejudicar a qualidade final do material.
Para entender melhor vamos a um exemplo real: o cliente contratou um piloto para fazer uma transmissão ao vivo de um evento, o piloto aceitou o contrato fez um orçamento e o cliente aprovou. No dia do evento o piloto percebeu que precisava de um DJI CR Pro com uma saída HDMI. Isso gera a descredibilidade do piloto e transtornos para o cliente.
Também é preciso investir em materiais adicionais como baterias. As vezes será necessário passar mais tempo do que o planejado para finalizar um determinado trabalho. Dentro do seu orçamento você precisa colocar os gastos com: combustível, alimentação, hospedagem entre outros gastos. É errado cobrar R$ 1.000,00 por um serviço e depois ir tirando os gastos citados acima do valor final, a marge de lucro ficará muito pequena. Por isso cobre um valor que já contemplem os gastos relacionado a combustível, alimentação e hospedagem quando necessário.
Você também pode assistir o vídeo completo no YouTube.