DJI Phantom 4 Pro Obsidian Edition

  1. Homepage
  2. Drones
  3. DJI Phantom 4 Pro Obsidian Edition

DJI Phantom 4 Pro Obsidian Edition

DJI Phantom 4 Pro Obsidian Edition
Fabricante: DJI
Modelo: Drones
  • Câmera: 20 MP
  • Vídeo: 4K
  • Bateria: 5870 mAh (30 min)
  • Alcance: 7 Km
  • Gimbal: 3 eixos (pitch, roll, yaw)
  • Peso: 1388 g

Especificações

Aeronave

Peso 1388 g
Dimensões Dimensão da aeronave -
Velocidade de subida S-mode: 6 m/s
P-mode: 5 m/s
Velocidade de descida S-mode: 4 m/s
P-mode: 3 m/s
Velocidade máxima S-mode 75 km/h
A-mode 58 km/h
P-mode 50 km/h
Alcance 7 km
Tempo de vôo 30 minutos
Sensor de obstáculo Sim
Resistência a vento -
GPS GPS + Glonass
Armazenamento Interno Não
Cartão SD Micro SD até 128GB
Frequência de Operação 2.400 - 2.483 GHz
5.725 - 5.850 GHz

Câmera

Gimbal 3 eixos (pitch, roll, yaw)
Vídeo C4K:4096×2160 24/25/30p @100Mbps
4K:3840×2160 24/25/30p @100Mbps
2.7K:2720×1530 24/25/30p @65Mbps
Formato de vídeo MP4/MOV (AVC/H.264;HEVC/H.265)
Foto JPEG, DNG (RAW), JPEG + RAW
Tamanho da foto 5248 × 2952
Abertura 20 MP 8.8 mm / 24 mm (35 mm format equivalent), f/2.8 - f/11. auto focus at 1 m - ∞
Sensor 1’’ CMOS; Effective pixels: 20M
ISO Video: 100 - 3200 (Auto); 100 - 6400 (Manual)
Photo: 100 - 3200 (Auto); 100- 12800 (Manual)
Campo de Visão 84º
Streaming -

Bateria

Tipo de bateria LiPo 4S
Bateria 5870 mAh (30 minutos)
Peso da bateria 468 g
Voltagem 15.2 V

Funções Extra

Controle por Gestos
Fotos HDR
Vídeo HDR
Point of Interest
WayPoint
Active Track
Hyperlapse
Zoom
Return to Home (RTH)

Phantom 4 Pro Obsidian e Phantom 4 Pro

Sem dúvida as linhas Phantom 4 Pro e Mavic Pro são os drones mais queridos e cobiçados pelos amantes do aeromodelismo. O Phantom 4 trouxe inúmeras atualizações e melhorias em relação a seu antecessor Phantom 3, dentre eles estão os sensores em 3D que mapeia a área que ele sobrevoa para evitar colisões, já o Mavic Pro um dos mais queridos da DJI também trouxe muitas inovações e uma melhora na portabilidade. Mas hoje queremos tratar de um produto da DJI que talvez seja o melhor drone já feito por ela até agora o Phantom 4 Pro Obsidian Edition.

Phantom 4 Pro Obsidian Edition, design elegante, sofisticado e simplista

Phantom 4 Pro Obsidian nova cor

Umas das primeiras mudanças que podemos notar no Phantom 4 Pro Obsidian Edition é a cor, ele mudou totalmente em relação as versões anteriores, agora o drone possui um cinza fosco o que deixa o produto mais elegante. Acredito que a cor do nome tem haver com seu nome “Obsidian” que quer dizer “Obsidiana”, que é uma rocha ígena (produzida pelo fogo) construída por um vidro vulcânico na cor negra. Além do cinza fosco o Phantom 4 Pro Obsidian possui detalhes cromados, como por exemplo a câmera e a parte debaixo do drone. O Obsidian tem uma estrutura mais rígida com material anti-impressão (não deixa mancha da impressão digital quando é tocado) feito de magnésio.

O drone também tem sua versão plus, nesta versão o rádio já vem com uma telha integrada de 5.5″ com um brilho duas vezes mais nítido do que os modelos anteriores, além do DJI Go já vir integrado no próprio controlador. O software trabalha com dois canais de frequência que elimina o máximo de interferência que garante um alcance maior na hora da transmissão de vídeo.

Hardware não muito diferente do P4 Pro

O Obsidian não se diferencia muito de seus irmão da linha Phantom 4, o drone vem equipado com um gimbal de 3 eixos e uma câmera com sensor de 1″ CMOS Effective Pixels de 20 MP, grava vídeo em 4k (4096×2160 a 60 fps) nos formatos H.264 e H.265, obturador mecânico e um campo de visão de 84º, o alcance do drone é de 7 km. Na verdade digamos que a única diferença entre o Obsidian e o P4 Pro sejam a cor e a nova melhorada que deram no gimbal, que agora é feito com magnésio que garante sempre o brilho.

Ainda falando em câmera, a do Obsidian é a primeira projetada para usar abertura mecânica, na verdade é câmera é tão poderosa quanto uma câmera tradicional, sem contar que ela possui o melhor processador de vídeo que chega a suportar vídeo H.264 4k a 60 fps com uma taxa de 100 mbps.

Sensores de obstáculos

Sensores do P4 Pro Obsidian

O drone tem sensores de obstáculos em 5 direções no corpo do drone é possível perceber pequenas áreas escuras e sensores circulares. Há também duas câmeras nas pernas frontais do drone e duas na pernas traseiras e mais duas na parte debaixo com essas seis câmeras o drone consegue desviar de obstáculos em várias direções.

Voar com o Phantom 4 Pro Obsidian é relativamente fácil, isso porque o sensores que há no drone fazem o trabalho mais difícil para você, ou seja, se você soltar o controle o drone não vai atingir nada nem dar um fly away. Lembrando que o drone tem resistência para ventos de até 38km/h

Cuidados ao voar a noite

Quando se trata de voar a noite é preciso redobrar a atenção em relação ao Phantom 4 Pro Obsidian, por ter uma cor mais escura o drone se perde rapidamente no céu noturno, senão fosse os leds seria muito difícil saber onde estaria o drone, mesmo estando a poucos metros do solo. Porém de dia o drone pode ser visto com mais facilidade no céu por ser mais escuro, isso porque a cor do Obsidian garante uma silhueta melhor no céu ensolarado.

Rigidez

O corpo do drone é formado por ligas de titânio e magnésio o que aumenta a rigidez da aeronave e reduz o peso, sua estrutura não tem peças dobráveis o que deve aumentar o cuidado na hora de transportá-lo, o conselho é sempre carregá-lo em um case feito de isopor denso para evitar possíveis danos.

As hélices também podem ser removidas como nas versões anteriores e isso ajuda na hora de transportar o drone. Mas apesar de seu tamanho o Phantom 4 Pro Obsidian possui uma estrutura muito atraente.

Autonomia da bateria

Phantom 4 Pro Obsidian tem bateria de 30 minutos

O tempo estimado da bateria é de 30 minutos, mas voando em locais com vento leve e com gravação de vídeo quase que constante o drone durou em média de 25 minutos. O ideal é adquirir baterias adicionais, isso porque dá mais comodidade na hora de voa e não se desesperar com aviso de bateria fraca.

Controle e modo de voos

O controle do Obsidian usam combinações de joysticks tradicionais, botões e rolagem no controle remoto e na interface do usuário para controles básicos tais como: mover o drone, ajustar câmera e decolar e pousar, lembrando que a tela do controlado é sensível ao toque, o que é bastante útil para modos de voos inteligentes. O drone traz funções já vista na versão do P4 Pro, tais como ActiveTracks, Interest Point, TapFly e o melhor de tudo a função Return to Home faz com que o drone volte exatamente para o local de onde decolou. Todos os modos de voo funcionam perfeitamente, o ActiveTrack seguiu precisamente o que deveria seguir.

Usando o Modo Gesto, as selfies podem ser capturadas facilmente usando alguns gestos sem o controle remoto. A avançada tecnologia de visão por computador permite que o Obsidian receba instruções por meio de gestos. O sujeito simplesmente levanta os braços ao se deparar com a câmera e a aeronave reconhecerá esse movimento travando e colocando o objeto no centro do enquadramento. Quando pronto para uma foto, o sujeito segura os braços para sinalizar a aeronave. Uma contagem regressiva de três segundos começará, dando tempo para uma pose, permitindo que os momentos sejam capturados sem o controle remoto.

Conclusão

O Phantom 4 Pro Obsidian Edition não se diferencia muito em questão de hardware em relação ao Phantom 4 Pro, porém a cor do Obsidian é mais elegante e o fato de ser feito com liga de titanium e magnésio deixa o drone mais resistente e leve do que o P4 Pro. Porém da hora de escolhe tenha cuidado, apesar de dos dois drones não terem muita diferença de hardware, a diferença de preços entre um e outro pode ser desanimadora.

Outra questão a ser observada é o fato do drone ter uma cor mais escura, segundo relatos de usuários em redes sociais o drone esquenta muito quando o mesmo é usado para fazer filmagens em dias ensolarados, o que estava causando muitos problemas e panes no drone. Depois do lançamento a DJI percebeu o erro cometido de criar um drone preto e já retirou o Phantom 4 Pro Obsidian Edition de linha, o mesmo não está mais disponível no site da DJI.

Videos

FabricantesView All

Show More Brands